Shaheem Sanchez

Para Shaheem Sanchez, 28, dança é assunto de família: seu pai, falecido pouco antes de seu nascimento, era também dançarino; já seu irmão mais novo, Leon Burns (mais conhecido como Kida the great), é hoje um dos grandes nomes do hip-hop norte americano.

Surdo desde os quatro anos de idade, o estadunidense Shaheem Sanchez Burns tem na música um porto seguro. Pelas vibrações sentidas sob seus pés e pelo pouco que escuta com o auxílio de aparelhos auditivos, a música o arrebata por inteiro, fazendo de seu corpo terremoto. “Música me faz sentir feliz; música me faz sentir livre”, diz.

Com as mãos na caixa de som, o rapaz percebe e memoriza as batidas para, a partir delas, criar uma nova coreografia, muitas vezes entremeada por sinais. Dessa fusão –  a signdance – resulta beleza e potência, partilhadas por ele em oficinas, cursos e camps  específicos (como o ASL Music Camp, que introduz surdos e ouvintes à arte da interpretação musical). “Eu quero apenas ajudar, ser uma referência nas comunidades surdas. Você não deve, nunca, desistir. Mostre ao mundo que os surdos podem”, reitera o dançarino e ator surdo.

Para assistir a vídeos com Shaheem Sanchez, clique aqui e aqui.

 
Shaheem Sanchez (2)
 


Categoria: Dança
País: Estados Unidos
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: https://facebook.com/shaheemrs