Em Calcutá, no leste da Índia, um restaurante da rede KFC se destaca pela especificidade de seus funcionários: são quase todos surdos. Assim como unidades no Egito (clique aqui para saber mais) e no Paquistão, a franquia indiana oferece a jovens surdos e deficientes auditivos um espaço de formação profissional.
Nessa loja especial, obstáculos de comunicação são logo superados: entre os profissionais surdos da cozinha, do atendimento e da limpeza, a língua gestual é o meio majoritário de interação; no balcão, entre surdos e clientes não usuários das línguas de sinais, um boton no uniforme dos atendentes indica: “please point out your order” (“por favor, aponte o seu pedido”). Em um cardápio visual (cheio de fotos), os consumidores apontam para o que desejam – alguns, menos inibidos, ousam arriscar um punhado de sinais e manter uma comunicação gestual.
Outros aspectos de acessibilidade, como campainhas luminosas, também estão presentes nessas filiais (além da unidade de Calcutá, outras sete “lojas especiais” contam com equipes de surdos na Índia).
Clique aqui para assistir a um pequeno filme sobre o local; abaixo, vídeo institucional da rede de fast-food KFC.
Categoria: Bares e Restaurantes
País: Índia
Línguas: Hindi e Indian Sign Language (ISL)
Site oficial: http://www.kfc.co.in