A música e o silêncio

Dirigido por Caroline Link, “A música e o silêncio” traz a história de Lara, uma moça coda (ouvinte filha de surdos) que, arrebatada pela música, decide trilhar um caminho aparentemente distante das expectativas de seus pais, Martin e Kai.

Temas delicados e sensíveis, como as descobertas da juventude, as peculiaridades da experiência Coda, os conflitos familiares, entre outros, destacam-se na trama deste filme alemão lançado em 1996.

A personagem Kai, mãe de Lara, é encenada pela famosa atriz surda Emmanuelle Laborit. Martin, o pai afetuoso, é interpretado pelo ator surdo estadunidense Howie Seago. Já a protagonista Lara é interpretada por duas atrizes ouvintes: Tatjana Trieb (Lara quando criança) e Sylvie Testud (Lara quando jovem) – ambas utilizam a língua de sinais para se comunicar com os outros personagens surdos.

Emocionante e bem humorado, o drama – indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998 – partilha com o público vivências cotidianas das comunidades surdas, além de abordar com muita sutileza a complexidade das relações humanas. (Para assistir a outros filmes completos sobre o tema, clique aqui).

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME COMPLETO

A música e o silêncio
 


Categoria: Filmes
País: Alemanha
Ano: 1996
Título: “A música e o silêncio” (“Jenseits der Stille”)
Línguas: Alemão e Deutsche Gebärdensprache (Língua de Sinais Alemã), legendas em Português