Shawn Dale Barnett

Shawn Dale Barnett, o “Big Pappa Bear” (“Grande papai urso”), foi um dos grandes bateristas surdos a entrar para a história da música.

Barnett nasceu surdo em abril de 1963, e desde cedo estudou na Escola para Surdos do Kansas (Kansas School for the Deaf), na região centro-oeste dos Estados Unidos. Ali, a despeito da descrença de seus colegas, o garoto provou a todos o seu talento como percussionista, dando os seus primeiros passos como músico profissional.

“Enquanto frequentava a Escola para Surdos do Kansas, em Olathe, Barnett era desencorajado de perseguir seus sonhos na música. Quando tentou contar a seus colegas sobre sua bateria, foi ridicularizado e agredido. Pouco antes de se formar, em 1981, ele pôde convencê-los. Em um bar chamado “Clown”, Barnett apostou que poderia tocar bateria com a banda da casa – o gerente concordou, e ele estremeceu o local! O rapaz, então, foi embora com os 20 dólares ganhos na aposta e a convicção de que poderia ganhar a vida tocando bateria. A partir daí, ele se considerou um profissional” (retirado de Workers for Jesus).

Desse dia em diante, Barnett trilhou uma trajetória invejável. Realizou turnês por diversos estados dos EUA, tocou com músicos que anos mais tarde formariam a famosa banda  de rock Alice in Chains e abriu shows de grupos como Skid Row, L.A. Guns, REO Speedwagon, Warrant e Nirvana. Em 1987, uma música de sua autoria atingiu o Top 10 da MTV e a #7 na Billboard – um feito inédito no mundo surdo. 

Durante a década de 1990, Shawn voltou-se de corpo e alma para as comunidades surdas, onde passou a se dedicar ao ensino e à promoção da música (atribui-se a ele os primeiros usos do termo “Deaf Music” – Música Surda”). Entre surdos e ouvintes, Shawn Dale Barnett foi mais um a afirmar que a música não é um território exclusivo para aqueles que ouvem, e fez de sua vida a prova mais inconteste desse fato.

O músico, produtor, compositor e ativista surdo morreu aos 40 anos, de câncer, em fevereiro de 2003.

 
Shawn Barnett
 


Categoria: Músicas por Surdos
País: Estados Unidos
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://shawndalebarnett.50megs.com