Yimsoo Cafe

Localizado em Bangkok, capital da Tailândia, o Yimsoo Cafe figura como um importante espaço de formação profissional onde jovens e adultos surdos podem desenvolver competências para atuar como baristas, chefs, atendentes e – por que não? – gestores de novos empreendimentos comerciais.

O aconchegante bar/café, mantido pela Fundação Universal para Pessoas com Deficiência (Universal Foundation for Persons with Disabilities), situa-se no térreo desta instituição e conta com funcionários, quase todos, surdos.

A iniciativa de abrir um empreendimento com esse cariz surgiu de Wiriya Namsiripongpan, ex-deputado e professor de Direito da Thammasat University. Cego desde os 15 anos, quando sofreu um acidente que lhe tirou a visão, Namsiripongpan concluiu a graduação e o mestrado na Universidade de Harvard e hoje, para além da docência, dirige a Fundação que criou em 1999. Todo o seu esforço, reitera, é para promover oportunidades reais de trabalho para pessoas que, como ele, têm alguma deficiência: na Yimsoo, um dos braços de seu projeto, mais que café, promove-se uma luta por direitos.

“Yim”, em tailandês, remete à “sorriso”; “soo” diz respeito à “lutar, empoderar”. No café, o sorriso e a força se reafirmam pela presença da equipe surda, que se faz entender por meio da comunicação direta em língua de sinais e pelo uso de tablets e totens com serviços de vídeo-interpretação remota.

A primeira unidade da rede foi inaugurada em 2016 na sede da Fundação. Há pouco, uma nova e moderna unidade de Yimsoo Cafe foi aberta na Thammasat University, campus Tha Prachan.

Para assistir a vídeos do Yimsoo Cafe, clique aqui, aqui e aqui. Para acessar à página do Facebook, clique aqui.

 
Yimsoo Cafe (1)
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Tailândia
Línguas: Tailandês e Thai Sign Language (TSL)
Site oficial: http://www.yimsoo.org