Koptul – Kopi Tuli

Em Indonésio, Kopi Tuli significa Café Surdo – o nome mais simples e direto que poderia ser dado a este pequeno café de Jacarta, fundado em maio de 2018 por três amigos surdos (Adhika, Putri e Erwin).

Como em outros vários cafés do gênero, no Koptul os pedidos podem ser feitos em língua de sinais, diretamente para atendentes surdos. Para aqueles que não dominam a Bahasa Isyarat Indonesia (Língua de Sinais Indonésia), basta apontar no cardápio os produtos desejados ou, ainda, se fiar no alfabeto manual estampado em cartazetes espalhados pelo salão (e em copos descartáveis utilizados para servir bebidas quentes e frias) para arriscar a soletração manual. Os garçons e baristas surdos são também, eles próprios, um ótimo convite à comunicação gestual.

Pouco tempo depois da inauguração da unidade de Jacarta, uma segunda loja foi aberta em Limo-Depok, região metropolitana da capital indonésia. O empreendimento tem feito tanto sucesso – entre surdos e ouvintes – que seus fundadores não raro são convidados a palestrar em instituições, empresas e universidades do país, fazendo reverberar a importância e a riqueza dos negócios deaf-owned (comandados por surdos).

Para assistir a vídeos sobre o Koptul, clique aqui, aqui (loja 01) ou aqui (loja 02).

 
Kopi Tuli (2)
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Indonésia
Línguas: Indonésio e Bahasa Isyarat Indonesia (Língua de Sinais Indonésia)
Site oficial: https://koptul-kopi-tuli.business.site/