Chongqing Liuyishou Hot Pot

“Hot pot” (huoguo) é um prato bastante comum em todo o sudeste asiático: um ensopado fervente em que os comensais misturam vegetais, carnes, frutos do mar, cogumelos, molhos, etc., à moda de fondues.

Na China, uma rede de restaurantes famosa por seus hot pots tem chamado a atenção não só por suas iguarias, mas sobretudo por sua política de empregabilidade. Com mais de 500 unidades espalhadas pelo país (além de franquias em países vizinhos), a Chongqing Liuyishou Hot Pot conta em algumas de suas lojas (como em Shanghai e Pequim) com equipes de funcionários surdos – garçons, cozinheiros, auxiliares ou gerentes, já são dezenas contratados pela rede.

Na capital chinesa, a loja Xinhuoguo (franqueada da marca) disponibiliza ao público, além da equipe bilíngue, uma série de pequenas placas com ilustrações de sinais e seus significados. Pelo salão, os atendentes são chamados por pulseiras vibratórias (acionadas por botões nas mesas) e, claro, carregam um bloco de notas para – se preciso – fazerem anotações e interagirem com os clientes.

A Língua de Sinais Chinesa, nesses espaços, faz-se um meio privilegiado de comunicação entre funcionários surdos e ouvintes (que recebem aulas de L.S. semanalmente), e entre esses e frequentadores. “Tratar a todos de forma igual é o conceito de nosso restaurante”, diz Liu Song, fundador da rede, cujo tio é surdo. “Um tratamento igualitário incentiva espíritos empreendedores”, conclui (fonte: iDeal Shanghai), acenando a expansão do projeto por outras várias unidades.

Entre hot pots e sinais, assim, a rede Chongqing Liuyishou segue a conquistar a simpatia de milhares de novos clientes (entre eles, surdos atraídos pelo ambiente “deaf friendly”) e a engendrar novos horizontes para alguns dos mais de vinte milhões de surdos do país.

 
Chongqing Liuyishou
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: China
Línguas: Chinês (Mandarim) e Chinese Sign Language (中國手語)
Site oficial: http://www.cqlys.com


 
 

%d blogueiros gostam disto: