Albert Fischer

Um dos principais artistas surdos da Alemanha, Albert Fischer (ou Fise, como era mais conhecido) estampava em suas telas traços bastante característicos, entre representações geometrizadas, texturas e referências às línguas de sinais.

Nascido em 1940 na cidade de Munique (ao sul do país), Fise destacou-se também como um importante militante da causa surda, levando adiante – não apenas pela arte – a luta pelos direitos do povo surdo.

Atuando como restaurador, Albert Fischer residiu por muitos anos na Baviera (nos arredores do lago Ammersee), onde produziu grande parte de suas obras, hoje expostas em galerias e festivais pela Europa. Em 2001, dois anos antes de falecer, Fise foi galardoado com o prêmio Gehörlosenkultur (Cultura Surda); após sua morte, foram-lhe feitas inúmeras honrarias póstumas.

O trabalho do artista pode ser conhecido no site da fundação criada para promover a sua obra, onde são realizados também cursos e oficinas para estimular a criação artística entre as comunidades surdas – clique aqui para acessar. Abaixo, pintura “Gebärden im tiefen blau” (“Língua de sinais no azul profundo”), uma das várias telas que trazem à tona a força e a importância da língua gestual (para ver galeria de Fise, acesse aqui)

 
Albert Fischer
 


Categoria: Artes Plásticas
País: Alemanha
Obra: “Gebärden im tiefen blau
Línguas: Alemão e Deutsche Gebärdensprache (Língua de Sinais Alemã)
Site oficial: http://www.fise-ev.de