No Pub Signos, um bar de Mostóles (cidade próxima à Madrid, Espanha), funcionários e clientes, surdos e ouvintes, conversam em língua de sinais. Também, vídeos com legendas e interpretação em língua gestual são exibidos em ecrãs espalhados pelo salão, e uma rede wi-fi gratuita é disponibilizada para os frequentadores do local.
Esse ponto de encontro de surdos, deficientes auditivos e ouvintes interessados pelas culturas surdas surgiu por iniciativa de José Luis García e Maurício Ramírez – este último, ouvinte, tio de Helena, uma jovem surda que se queixava da falta de estabelecimentos onde pudesse se divertir com amigos surdos sem ter que enfrentar os contratempos da falta de acessibilidade. “Em outros lugares, você encontra problemas como não poder usar o telefone ou a confusão que fazem com sua bebida por não lhe entenderem. Comunicar-se se torna muito complicado”, diz Helena (retirado de En Lengua de Signos).
Com recursos de acessibilidade e a língua de sinais presente nas mãos de garçons e funcionários, o Pub Signos se consolida, desde 2011, como mais um espaço onde as práticas culturais das comunidades surdas são visíveis e os clientes, surdos e ouvintes, muito bem-vindos (clique aqui para assistir a uma matéria sobre o pub e aqui para acessar a fanpage do local).
Categoria: Bares e Restaurantes
País: Espanha
Línguas: Castelhano e Lengua de Signos Española (LSE)