Inaugurado nesta semana na Faixa de Gaza (Palestina), o restaurante dirigido e operado por surdos oferece novas oportunidades a esse público em uma região há muito castigada por conflitos armados, sanções e truculências impostas pelo Estado de Israel.
Coordenado pelo Atfaluna Society for Deaf Children (instituição local que mantém uma escola de surdos, além de vários programas direcionados às comunidades surdas), com o apoio da organização suíça Drosos Foundation, o projeto conta com uma equipe formada por chefs e empregados de mesa surdos que passaram por mais de seis meses de treinamentos (clique aqui, aqui e aqui para assistir a vídeos sobre o projeto) e hoje atendem a todos os tipos de clientes.
Além da língua gestual, das indicações visuais em cardápios e da mímica, os funcionários – em sua maioria – possuem habilidades de leitura orofacial. “Estamos empolgados. Talvez existam algumas dificuldades no início, mas iremos superá-las. Somos todos treinados em leitura labial e isso nos ajudará a tomarmos nota dos pedidos”, diz o cozinheiro Niveen (fonte: Reuters, 18 out. 2012).
Mais uma iniciativa a contribuir com a população surda local (confira foto da inauguração, clique aqui – fonte: Xinhuanet).
Categoria: Bares e Restaurantes
País: Faixa de Gaza (Palestina)
Línguas: Árabe e Língua de Sinais Palestina (لغة الاشارات الفلسطينية)
Site oficial: http://www.atfaluna.net