Atfaluna Restaurant

Inaugurado nesta semana na Faixa de Gaza (Palestina), o restaurante dirigido e operado por surdos oferece novas oportunidades a esse público em uma região há muito castigada por conflitos armados, sanções e truculências impostas pelo Estado de Israel.

Coordenado pelo Atfaluna Society for Deaf Children (instituição local que mantém uma escola de surdos, além de vários programas direcionados às comunidades surdas), com o apoio da organização suíça Drosos Foundation, o projeto conta com uma equipe formada por chefs e empregados de mesa surdos que passaram por mais de seis meses de treinamentos (clique aqui, aqui e aqui para assistir a vídeos sobre o projeto) e hoje atendem a todos os tipos de clientes.

Além da língua gestual, das indicações visuais em cardápios e da mímica, os funcionários – em sua maioria – possuem habilidades de leitura orofacial. “Estamos empolgados. Talvez existam algumas dificuldades no início, mas iremos superá-las. Somos todos treinados em leitura labial e isso nos ajudará a tomarmos nota dos pedidos”, diz o cozinheiro Niveen (fonte: Reuters, 18 out. 2012).

Mais uma iniciativa a contribuir com a população surda local (confira foto da inauguração, clique aqui – fonte: Xinhuanet).

 

 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Faixa de Gaza (Palestina)
Línguas: Árabe e Língua de Sinais Palestina (لغة الاشارات الفلسطينية)
Site oficial: http://www.atfaluna.net


 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s