No mundo da música, algumas celebridades já se arriscaram a sinalizar. Bem ou mal, trouxeram um novo léxico de línguas visuais-espaciais (viso-motoras) ao grande público. Liza Minnelli, em “Quiet Love” (clique para assistir), arranhou alguns sinais em uma mistura bimodal que deu mais graça a seu canto. Em Portugal, Manuela Azevedo, dos Clã, também fez uso da Língua Gestual Portuguesa no vídeo-clipe da música “Problemas de Expressão” (clique aqui para assistir).
Agora, ninguém menos que Johnny Depp e Natalie Portman deram-se a sinalizar no clipe da canção “My Valentine”, de Paul McCartney, em um vídeo lançado há dois dias e que está se espalhando viralmente entre públicos surdos e ouvintes.
A música faz parte do novo álbum de McCartney, “Kisses on the Botton”, lançado há pouco pelo famoso cantor britânico, e os vídeos – apresentados em três versões, uma em que aparece apenas Natalie Portman (clique aqui para assistir), outra apenas com Johnny Depp (clique aqui para assistir), e uma terceira com os dois astros de Hollywood juntos (ver abaixo). Com apenas dois dias de exibição nas redes sociais, os vídeos já contam com milhões de views.
Uma ótima forma de promover ainda mais as línguas de sinais e as culturas surdas, nas mãos de gigantes do mainstream internacional, da música e do cinema.
Categoria: Música com sinais
País: Inglaterra
Vídeo: “My Valentine”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Letra / Tradução: “My Valentine” (Paul McCartney)