Silent Caffe

Assim como em outros vários cafés surdos espalhados pelo mundo (clique aqui para saber mais), o Silent Caffe – o primeiro do gênero em Zagreb, capital da Croácia – se faz valer de novas tecnologias digitais para quebrar barreiras de comunicação.

Nas mesas, tablets ajudam na interação entre clientes e garçons, facilitando pedidos e ensinando novos vocabulários em língua de sinais – que também são exibidos em cartazetes e em TVs afixadas pelas paredes.

Cafés, chás, sucos, refrigerantes e outras várias bebidas podem ser experimentadas nesse aconchegante café, que conta com parte dos funcionários surdos, falantes nativos da Hrvatski Znakovni Jezik (Língua de Sinais Croata).

A iniciativa, apoiada pelo poder público e gerida por uma empresa social (Znaka tišine) fundada pelo associação de surdos local, busca promover a empregabilidade das pessoas surdas no país, inserindo-as (e qualificando-as) no mercado de trabalho. Por extensão, torna-se também mais um espaço de divulgação das culturas surdas, onde todos e todas podem aprender um pouco sobre as línguas de sinais. Clique aqui para ver um vídeo sobre o Silent Caffe.

 
Silent Caffe (1)
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Croácia
Línguas: Croata e Hrvatski Znakovni Jezik (Língua de Sinais Croata)
Site oficial: https://www.facebook.com/silentcaffe/