Café en Señas

O “Café en Señas é uma cafeteria inclusiva que cria um ambiente de igualdade para as pessoas surdas, rompendo barreiras e estigmas e incentivando o público ouvinte a aprender a língua de sinais”.

Localizado na região norte de Quito, capital do Equador, o café é formado por funcionários surdos, que atendem em língua de sinais. Nos cardápios, as informações sobre os itens (empanadas, burritos, sanduíches, pães de queijo, doces, bebidas etc.) são acompanhadas por imagens que os descrevem em Lengua de Señas Ecuatoriana, oferecendo aos clientes – junto com o atendimento em LSE e as ilustrações nas paredes – um breve contato com a língua.

Damaris Arias, proprietária da cafeteria, afirma que um de seus principais objetivos é criar um espaço de convivência entre surdos e ouvintes, destacando a capacidade dos profissionais surdos de atuarem em quaisquer áreas. Ela, que estudou Educação Especial nos Estados Unidos, fez do estabelecimento, então, um projeto de empoderamento e de promoção das culturas surdas do país. “É importante estar envolvido na comunidade surda para aprender mais sobre o mundo surdo”, diz (retirado de El Universo).

Depois do sucesso da loja de Quito, uma nova filial foi aberta na cidade de Santo Domingo (clique aquiaqui para assistir a vídeos sobre o Café en Señas). Para acessar a página da cafeteria no Facebook, clique aqui.

 
Café en Senas (2)
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Equador
Línguas: Espanhol e Lengua de Señas Ecuatoriana (LSE)
Site oficial: https://cafeensenas.ec