The Able Café

Inaugurada em agosto de 2019, a Able Café (“Café Eficiente”, em tradução livre), em Rangum, antiga capital e maior cidade de Myanmar, tem toda a sua equipe formada por surdos e pessoas com deficiência auditiva.

No local, uma sobreloja repleta de mesas e estantes, são vendidos cafés, chás, bebidas, doces, salgados e pratos típicos do país. Os livros, objetos de paixão de alguns de seus fundadores, são também comercializados e disponibilizados no salão – um ambiente silencioso e calmo, convidativo para leitura.

Na entrada, a frase “embracing differences, empowering inclusivity” (“abraçando as diferenças, empoderando a inclusão“) chama a atenção na parede e antecipa um dos principais objetivos do estabelecimento: o de empregar e capacitar trabalhadores surdos, apostando nessa mão de obra qualificada.

Myo Kyaw Thu, um dos criadores do projeto, alerta: “algumas empresas contratam pessoas com deficiência simplesmente em razão dos incentivos fiscais, até os negócios começarem a não ir bem, quando elas então as demitem” (retirado de Myanmar Mix). No The Able Café, no entanto, a característica surda é não só um diferencial como parte fulcral e permanente da empreitada. Seus atendentes surdos são, sem dúvida, a “alma do negócio” – demiti-los seria o fim de um modelo que, em tão pouco tempo, consagrou o estabelecimento.

Da equipe de funcionários, a maior parte é egressa da Mary Chapman Training College for the Deaf, a mais antiga instituição de ensino para surdos do país. “Os surdos podem ser tão bons no trabalho quanto quaisquer outras pessoas, e algumas vezes melhores. Eles conseguem focar e são mais atentos aos detalhes que a maioria”, afirma Ma Su Myat Aung, outra fundadora do café (retirado de Myanmar Times).

A livraria-café surda, em seu silêncio e com os seus diferencias, desponta, assim, como um importante ponto de difusão das culturas surdas e da língua de sinais local. Eis mais um, entre outros tantos bares e restaurantes “deaf-owned” e “deaf-friendly” no sudeste asiático, a empoderar as cada vez mais valorizadas experiências surdas.

 
Able Cafe 2
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Myanmar (Birmânia)
Línguas: Birmanês e Burmese/Myanmar Sign Language
Site oficial: The Able Café no Facebook