Kim Anderson

Artesã, artista e designer gráfica, Kim Anderson forma com o seu marido, Tim Anderson, a Anderson Designs – um “criativo time de dois”. Entre projetos gráficos e ilustrações, Kim passou a se dedicar, também, para a Arte Surda (De’VIA – Deaf View/Image Art), chamando a atenção para questões relacionadas a esse universo.

Surda, a artista concluiu a graduação em Desenvolvimento Humano e Estudos da Família e o mestrado em Educação Ocupacional e Continuada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Por mais de vinte anos, trabalhou no campo da reabilitação vocacional e da saúde mental – área em que já não atua mais profissionalmente, preterida para as ilustrações e para o trabalho na empresa de design.

Na Arte Surda (que pode ser vista em seu site, clique aqui), Kim parte de suas experiências e faz menção à luta e à resistência do povo surdo, reafirmando a primazia da American Sign Language (ASL), enaltecendo o Deaf Gain (Ganho Surdo), as comunidades e as culturas surdas e denunciando as várias opressões e violências cometidas contra pessoas surdas.

 
Kim Anderson (2)
 


Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Os três elementos e o quarto elemento”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: https://www.andersondesignsks.com