Svetlana Zinovieva

Svetlana Zinovieva cresceu em Krasnodar, sua cidade natal, na região sudoeste da Rússia. Ali, quando pequenina, encantou-se pelo trabalho de uma artista plástica que morava em sua vizinhança e, desde então, tem a arte como motor de seus dias: formou se em Artes em São Petersburgo e, anos mais tarde, frequentou o Instituto de Artes de Moscou.

Em suas pinturas, destaca-se a influência de pintores impressionistas como Claude Monet, Édouard Manet e Edgar Degas. “Como impressionista, gosto de capturar a essência de um momento no tempo, celebrando o frescor da tinta em pinceladas agressivas e confiantes. Tento capturar principalmente forma, atmosfera e luz, com um design forte e colorido, que construo instintivamente em cada composição”, diz a artista, que hoje mora nos Estados Unidos e atua como ilustradora (retirado de Let There Be Light: De^ARTivism, catálogo).

Na obra abaixo, intitulada “Ela é surda”, Zinovieva faz menção à sua infância, quando sentia-se constrangida e oprimida por vários ouvintes que a menosprezavam, isolavam, apontavam o dedo e, de forma rude, diziam: “ela não pode ouvir, ela é surda-muda!”.

 
Svetlana Zinovieva
 


Categoria: Artes Plásticas
País: Rússia
Obra: “She is deaf”(“Ela é surda”)
Línguas: Russo e русский жестовый язык (Língua de Sinais Russa)
Site oficial: https://www.facebook.com/svetlanagallery