Sin Palabras

Para se chamar os garçons – todos surdos! -, é necessário acionar interruptores que fazem piscar as luzes do salão; no cardápio, fotos com sinais da Lengua de Señas Colombiana (LSC) indicam o que pedir e, sob os pés, plataformas de madeira fazem a música reverberar pelo corpo de quem não a escuta. Com essas peculiaridades, o Sin Palabras Café Sordo (Sem Palavras Café Surdo) – o primeiro do tipo na Colômbia – abriu as portas em 2017, em Bogotá, chamando a atenção para as comunidades surdas do país.

Mais que um ponto de encontro para os surdos da cidade, o estabelecimento tornou-se (como outros vários comércios “deaf-owned” espalhados pelo mundo) um polo de difusão das culturas surdas, irradiando as práticas, os costumes e a língua desse grupo específico.

Ali, surdos e ouvintes são bem-vindos. Para os que não sinalizam, são disponibilizadas cartilhas que ensinam o alfabeto manual da LSC, estimulando a comunicação em sinais.

Nas palavras de uma das funcionárias (ouvintes) do local, “o Sin Palabras busca que os surdos não tenham que se adaptar à comunidade ouvinte; aqui, no Sin Palabras, somos os ouvintes que nos adaptamos aos surdos”.

Clique a seguir para assistir a pequenas reportagens sobre o café: vídeo de El Tiempo; vídeo de Canal Capital; vídeo de El Espectador.

  
Sin Palabras
  


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Colômbia
Línguas: Espanhol Lengua de Señas Colombiana (LSC)
Site oficial: https://www.facebook.com/SinPalabrasCafeSordo