A reafirmar a importância – e a graça – das diferenças, o Co-Ed Cafe (um pequeno café de Lower Hutt, Nova Zelândia) faz da Língua de Sinais Neozelandesa um meio de comunicação corrente em seu salão. O espaço, ligado à organização Coffe Educators, não só oferece aulas abertas de NZSL como a promove entre seus funcionários, alguns deles surdos.
O interesse pelas culturas surdas surgiu após Claire Matheson e Dan Burford (os responsáveis pelo projeto) terem realizado um curso de preparação de café com alunos da Newlands College – curso que contou com a participação de alguns estudantes com deficiência auditiva. “Queríamos abrir um estabelecimento em que jovens surdos pudessem desenvolver suas habilidades e que tornasse a cultura do café mais acessível para as comunidades surdas” (retirado de The Dominion Post). Desde então, várias iniciativas foram tomadas para abraçar a causa: da contratação de baristas e atendentes surdos à divulgação da NZSL em bandejas e ilustrações no local.
Por essas e outras, em 2015 o Co-Ed foi premiado pela Deaf Aotearoa (uma das principais organizações de surdos do país) como a melhor empregadora do ano. Um prêmio em que todos – surdos e ouvintes, clientes ou não – ganham.
Categoria: Bares e Restaurantes
País: Nova Zelândia
Línguas: Inglês e New Zealand Sign Language (NZSL)
Site oficial: http://www.co-ed.co.nz