Fingertalk Cafe

A poucos minutos de Jacarta (Indonésia), um novo e (para muitos) inusitado café começa a chamar a atenção do público local. Operado por funcionários surdos (hoje, totalizam nove) e ouvintes usuários da língua de sinais, o Fingertalk Cafe and Workshop oferece pratos rápidos, doces, bebidas e saladas em um ambiente tomado pela Bahasa Isyarat Indonesia, uma das dezenas de línguas gestuais do país.

O projeto surgiu da iniciativa de Dissa Ahdanisa, jovem empreendedora social, e Pat Sulistiowati, ativista surdo, que – juntos – conceberam o café e recrutaram profissionais surdos (com e sem experiência) para atuarem no estabelecimento.

Nas paredes do Fingertalk, imagens do alfabeto manual se somam às placas espalhadas pelo salão, onde a língua de sinais se exibe em figuras e fotografias, a auxiliar clientes que travam ali os seus primeiros contatos com a cultura surda. Além de promover um espaço surdo (deaf friendly e deaf owned), a lanchonete/café localizada em Tangerang (município na região metropolitana da capital do país) fomenta a formação de jovens e adultos surdos/com deficiência auditiva dos arredores.

Para assistir a uma reportagem sobre o Fingertalk, clique aqui; para acompanhar a página do café no Facebook, clique aqui.

 
Fingertalk Cafe
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: Indonésia
Línguas: Indonésio e Bahasa Isyarat Indonesia (Língua de Sinais Indonésia)
Site oficial: https://facebook.com/dcfingertalk/


 
 

%d blogueiros gostam disto: