Omeima Mudawi-Rowlings

Em cores, traços e padrões, as obras de Omeima Mudawi-Rowlings entrelaçam influências de culturas árabes, ocidentais e surdas. Nascida no Sudão (um dos maiores países do mundo árabe), Omeima Mudawi (surda) radicou-se na Inglaterra, onde se bacharelou em design têxtil pelo Instituto de Arte e Design de Surrey (hoje University for the Creative Arts – UCA).

“Sinto-me feliz por ter tantas experiências em que me inspirar. A cor é um ingrediente vital para mim: vejo no meu trabalho o calor e a intensidade de minha casa no Sudão, além dos tons frios de Londres. Amo formas orgânicas, e quando reproduzi o formato de minha orelha achei que ela se transformou no traçado natural de uma concha, um símbolo ao qual logo a associei – uma forma com uma qualidade transcendente, que remete tanto a um design árabe quanto a uma paisagem européia” (retirado do site oficial).

Esse padrão (re)corrente de conchas/orelhas, de acordo com Omeima, traz à tona questões como identidades e comunicação, expressando em suas obras – produzidas sobretudo em papel, seda e veludo – o ethos de sua criação: “a beleza pela diversidade”. Para além do ateliê, a artista realiza workshops sobre arte em tecido para jovens e adultos (surdos e ouvintes).

 
Omeima Mudawi
 


Categoria: Artes Plásticas
País: SudãoReino Unido
Línguas: Inglês e British Sign Language (BSL)
Site oficial: http://www.omeima-arts.com


 
 

%d blogueiros gostam disto: