Fundada em 1955, a organização britânica Sense atua em defesa dos direitos da população surdocega. Por meio de campanhas e atendimentos diretos, a instituição oferece serviços para crianças, jovens e adultos surdocegos (e com outras deficiências) de todo o país, contando com o apoio de dezenas de voluntários e de uma equipe formada por diferentes especialistas.
Em Exeter, cidade ao sul do Reino Unido, a organização mantém um espaço de atendimento e acolhimento a pessoas surdocegas, onde se destaca um café: o Café 55 (o nome faz menção ao ano de fundação da Sense). No estabelecimento, trabalham – na cozinha, na limpeza, no salão, etc. – surdos e surdocegos, formando um staff pouco comum entre cafés e restaurantes da Inglaterra (e do mundo).
Composto também por intérpretes, guia-intérpretes e voluntários, o café firma-se, dia a dia, como um centro de formação profissional, onde quem dele participa aprende uma série de tarefas ligadas à culinária e ao trabalho em restaurantes.
O público, por sua vez, pode entrar em contato com um vocabulário básico da Língua de Sinais Britânica: em paredes, cardápios e placas, ilustrações indicam termos como “obrigado”, “por favor”, “sanduíche”, “chá”, entre outros.
Para saber mais, acompanhe a página do Café 55 no Facebook, clique aqui. Para assistir a uma matéria sobre o projeto, clique aqui.
Categorias: Bares e Restaurantes
País: Reino Unido
Línguas: Inglês e British Sign Language (BSL)
Site oficial: http://www.sense.org.uk