Em 1995, o governo de Uganda reconheceu a Língua de Sinais Ugandense como um direito constitucional das comunidades surdas do país. No entanto, apesar de seu estatuto legal, a USL ainda é pouco usada (e promovida) nas regiões rurais do país, onde milhares de surdos enfrentam um sem fim de privações, comuns a boa parte da África-subsaariana.
O vídeo “Patrick Speaks”, produzido pela rede britânica “Channel 4” (programa Unreported World), ilustra essa trágica situação: nele, Patrick Otema, 15, um garoto surdo local (que, como outros milhares de jovens surdos do país, não tem acesso a uma educação bilíngue, tampouco à língua de sinais), é acompanhado em sua primeira aula de Língua de Sinais Ugandense.
A transformação é surpreendente, e prova a importância das línguas gestuais na vida de muitas pessoas surdas. Já compartilhado por milhões de internautas em 2014, o vídeo – sem dúvidas – far-se-á por muito tempo atual, pautando a luta pelos direitos linguísticos dos povos surdos em todo o mundo.
Categoria: Curtas / Animações
País: Reino Unido / Uganda
Vídeo: “Patrick Speaks“
Línguas: Inglês, Suaíli e Ugandan Sign Language (USL), legendas em Português