Influenciado por pintores como René Magritte, Gustave Doré e Albert Bierstadt, o artista plástico surdo Tony Fowler (re)cria em suas obras um universo fantástico, onírico, que ultrapassa a razão e a experiência cotidiana.
Ilustrador e designer gráfico, Fowler faz dos meios digitais terrenos férteis para a sua produção surrealista/simbolista, que provoca o observador em telas sobre natureza, vida selvagem, psicologia, mitologia, “realidades paralelas” etc.
A surdez (que garante a sensibilidade de seu olhar) e as distensões com o mundo sonoro são também assuntos recorrentes em suas ilustrações. “Vários dos estilos surrealistas de Fowler são mais metafóricos, ao passo que seus temas e objetos refletem a linguagem do sonho como um instrumento de análise. (…) Além disso, ele descreve o mundo natural por meio de lentes alegóricas, religiosas, poéticas e, por vezes, sociais e políticas” (retirado do site oficial).
Atualmente, o artista formado em artes visuais pela Houston Community College reside no Colorado (EUA), de onde alimenta o seu estúdio digital Force Ten Studio (clique aqui para acessar) com obras que também podem ser vistas em festivais e eventos norte-americanos.
Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Volumeless“
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://www.forcetenstudio.com