Alex Wilhite

A experimentação com cores, contrastes e formas é a tônica do trabalho de Alex Wilhite, artista plástico surdo estadunidense. “Atraio-me por seguir as cores da natureza e a forma como mudam, do nascer ao pôr do sol”, afirma o pintor.

Suas obras, expostas em museus e galerias dos Estados Unidos, Europa e Japão, são “majoritariamente abstratas, precisamente geométricas e tipicamente caracterizadas por cores vivas e fortes. Pintor pós-minimalista, Wilhite considera suas grandes influências artistas abstratos do pós-guerra, como Jackson Pollock, Frank Stella e Mark Rothko” (retirado de Deaf Art).

Mestre em Belas Artes pelo Pratt Institute (Nova Iorque), o artista hoje ocupa-se também como docente. Alguns de seus trabalhos, como a obra abaixo, intitulada “Audism”, expressam diretamente a sua experiência Surda, trazendo à tona elementos relacionados às culturas surdas (audismo, ou ouvintismo – termo mais corrente no Brasil -, é o nome dado ao conjunto de práticas e discursos que, pautado na “normalidade do ouvir”, rejeita a diferença Surda e, de forma menos ou mais visível, oprime, desqualifica, precariza, normaliza e coloca em situações de desvantagem as pessoas surdas não alinhadas a um padrão ouvinte).

 
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 


Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Audism
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://www.alexwilhite.com


 

 

%d blogueiros gostam disto: