Na cidade de Derby (Inglaterra), um antigo parque hospeda o Arboretum Park Café, uma cafeteria mantida pela comunidade surda local. Dentro do Derby Arboretum (um arborizado jardim botânico há pouco revitalizado), o café, inaugurado em junho de 2010, firma-se como importante ponto de encontro para surdos e ouvintes usuários da Língua de Sinais Britânica.
Pratos quentes e frios, doces, salgados, sucos, sorvetes, etc. são vendidos no estabelecimento, cujos rendimentos contribuem para o financiamento de uma série de atividades voltadas, sobretudo, para o povo surdo dos arredores. “O projeto tem como objetivo oferecer a pessoas surdas e ouvintes experiências de trabalho, permitindo-lhes interagir com outros e desenvolver novas habilidades, confiança e auto-estima” (retirado do Diretório Comunitário de Derbyshire).
Para além do café, o Projeto Comunitário do Arboretum (The Arboretum Community Project) concentra uma gama de serviços oferecidos para a população local – entre eles, muitos são levados a cabo por e para as comunidades surdas da região, como oficinas temáticas, consultorias (aconselhamentos), atividades recreativas, eventos, encontros, aulas de língua de sinais, etc.
Para acompanhar o projeto no Facebook, clique aqui.
Categorias: Bares e Restaurantes
País: Reino Unido
Línguas: Inglês e British Sign Language (BSL)