Licenciada em Artes e Psicologia pela Rochester Institute of Technology (EUA), Hinda Kasher aproximou-se das Artes Surdas (De”VIA) durante a graduação, quando fez de suas obras – em diferentes suportes – uma forma bastante potente de trazer a público os traços culturais das comunidades surdas, bem como suas lutas e histórias. Feminismo e cultura judaica são também dois outros temas que inspiram a artista norte-americana, residente em Nova Iorque.
Intitulada “AGB”, a obra abaixo remonta à 1880, fatídico ano em que a abordagem oralista se consagrou no Tratado de Milão, banindo as línguas de sinais das escolas para surdos. À frente da imagem, Alexander Graham Bell (um dos grandes defensores do oralismo) segura um coração (que simboliza o Ser Surdo – Deafhood), em um ambiente clínico cheio de orelhas, bocas e correntes, indicando a série de opressões perpetradas pelo audismo (ouvintismo).
Para acompanhar o trabalho de Hinda Kasher pelo Facebook, clique aqui; para conhecer o seu site, Kasher De’VIA Studio, clique aqui.
Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “AGB”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://hindakasherstudio.wix.com/hindakasherstudio