Helene Oppenheimer

Aos sete anos, a artista plástica Helene Oppenheimer mudou-se da Alemanha, com sua família, para os Estados Unidos, onde mora até hoje no estado de Minnesota. Dos abusos cometidos por seu pai, quando ainda criança, a um sequestro e um grave acidente de carro que a deixou com sequelas permanentes, uma série de descasos fez com que a arte se tornasse uma forma de escape para a artista.

“Artes e criatividade me ajudaram a encarar a minha infância dolorosa. Eu tinha muita prática em tornar tempos difíceis em experiências positivas. Fazer o melhor de momentos duros tem sido um dos principais desafios de minha vida. Como outros tantos sobreviventes, tenho sido guiada por um espírito criativo”, diz Helene (retirado do site oficial da artista).

Entre vários suportes, a argila destaca-se como um dos principais meios com que, hoje, são produzidas as suas obras – entre elas, destacam-se uma série de esculturas feitas em alusão à Língua de Sinais Americana (ASL).

Sua sensibilidade para as causas de grupos minoritários a fez se aproximar das comunidades surdas americanas, que hoje retrata com tanta frequência em sua arte De’VIA.

 

Helene Oppenheimer

 


Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Cat in the corner
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://home.comcast.net/~mussarsculptures


 

 

%d blogueiros gostam disto: