Echo Magazine

Echo Magazine é uma revista mensal, publicada na França, dirigida às comunidades surdas do país. Criada em 1908 por Lemesle Alexander, então diretor da Escola para Surdos de Poitiers, o folhetim destinava-se, à época, aos familiares e aos alunos da escola, informando sobre atividades da vida diária (preventivas, educativas, etc.) fora da instituição. Em 1914, quando se inicia a Primeira Grande Guerra, o jornal, então espalhado entre outras escolas para surdos francesas, já contava com distribuição nacional.

Com algumas mudanças em seus projetos gráfico e editorial, a revista é hoje editada em Le Mans (depois de Poitiers, sua redação foi transferida para Nantes, e então para Le Mans).

Abordando numerosos temas sobre as culturas e comunidades surdas (política, cultura, educação, esportes, atualidades, bem-estar, fóruns, etc.), a revista é escrita em língua francesa, com alguns cuidados (quanto à escolha de palavras, à construção do texto, entre outros) para se tornar mais acessível ao público surdo.

 Echo Magazine

 


Categoria: Revistas e Periódicos
País: França
Línguas: Francês e Langue des Signes Française (LSF)
Site oficial: http://www.echo-magazine.org