Com ascendência mexicana e tailandesa, Robert Sae-Heng é um artista plástico e ilustrador surdo residente em Londres. Rubbertoes (como é também conhecido) aprendeu a ler e a falar já jovem, e fez do desenho um de seus principais meios de expressão quando pequeno – um amigo a quem podia recorrer por várias vezes (fonte: Soapbox Press).
Licenciado pela University For The Creative Arts (UCA – Reino Unido) em 2009, o artista – com toda a beleza e a peculiaridade de suas ilustrações – já estampou anúncios de marcas como Honda e Taqado (cozinha mexicana), livros de (e sobre) Arte e murais pela Europa.
Com influência da street art (arte urbana), seus desenhos retratam pessoas, unicórnios, estampas, etc., em uma miscelânia de referências contemporâneas. “De várias formas, é um tipo de diário. Minhas personagens são baseadas em pessoas que conheci por todos esses anos. Esses personagens aparecem inúmeras vezes em minhas obras pessoais e comissionadas”, diz Sae-Heng. Uma de suas pinturas (abaixo) traz à tona um pouco de sua experiência surda, entrando para o hall das obras De’VIA.
Categoria: Artes Plásticas
País: Reino Unido
Línguas: Inglês e British Sign Language (BSL)
Site oficial: http://robertsae-heng.co.uk