Hinos em sinais – Filipinas

Situada em um vasto arquipélago entre o Mar das Filipinas e o Mar da China Meridional, próxima a países como Malásia, Indonésia e China, a República das Filipinas (nome dado em homenagem ao Rei espanhol Felipe II, no século XVI) – hoje com quase cem milhões de habitantes – é um país asiático majoritariamente cristão (católico), conhecido no Brasil, sobretudo, por suas belezas (e desastres) naturais.

Estima-se que, entre as várias ilhas e regiões que compõem o país, coexistam mais de cem idiomas e dialetos, sendo as línguas oficiais o Inglês e a Língua Filipina. A Língua de Sinais Filipina, corrente em parte das comunidades surdas locais, teve em seu desenvolvimento uma grande influência da American Sign Language (dada a presença de missionários, tropas de paz e voluntários estadunidenses que, há mais de um século, criaram escolas e organizações de assistência ao povo surdo) e da Sign Exact English/SEE (o Inglês Sinalizado).

Para conhecer um pouco mais sobre as culturas e comunidades surdas do país, visite os sites da Federação Filipina de Surdosclique aqui; da MCCID (instituto técnico para surdos), clique aqui; da Associação Filipina de Intérpretes para o Empoderamento dos Surdos, clique aqui e da Associação Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais, clique aqui. Abaixo, hino nacional das Filipinas em Filipino Sign Language (clique aqui para ver tradução).

HINO DAS FILIPINAS EM LÍNGUA DE SINAIS

Filipinas
 


Categoria: Hinos em sinais
País: Filipinas
Línguas: Inglês, Filipino e Filipino Sign Language