Na cidade de Yantai, China, uma equipe formada por onze funcionários sinalizadores (entre eles, oito surdos) fazem do Agape Cafe um restaurante bastante peculiar: nele, é necessário arriscar-se em sinais ou ticar imagens no cardápio para realizar um pedido aos garçons surdos.
Localizado em um sobrado próximo à Universidade de Yantai, o Agape (oriundo do grego, o termo designa uma forma de Amor), ou Ai Yi Nong, foi inaugurado em 2011 e é administrado por Yang Li, uma jovem ouvinte licenciada em Língua de Sinais (fonte: ChinaDaily). No estabelecimento, pequenas esculturas de mãos, bem como fotos com referência à língua gestual, adornam o ambiente – em todo o espaço, seja por imagens expostas nas paredes, seja por incentivo dos atendentes surdos, os clientes são estimulados a aprender e a usar a Língua de Sinais Chinesa.
Além de manter um ponto de promoção das culturas surdas e das línguas de sinais, o projeto oferece a seus funcionários cursos de formação e capacitação profissional, potencializando as suas presenças no mercado de trabalho.
Categoria: Bares e Restaurantes
País: China
Línguas: Chinês (Mandarim) e Chinese Sign Language (中國手語)