Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Salamanca, o jovem artista plástico espanhol Ángel Málaga criou, em parte de sua produção artística, obras que tangenciam as Artes Surdas.
Filho de pais surdos, a experiência Surda não é algo novo para Ángel, ouvinte. Em uma de suas exposições, intitulada “Incomunicación Protestada”, suas instalações, pinturas e fotografias em muito dialogavam com elementos oriundos das comunidades surdas para expressar as dificuldades de comunicação e o mal-estar causado por ruídos – ruídos informativos, ruídos culturais, ruídos ideológicos: “tudo se converte em ruído”. Uma sensação de incomunicação, de obstáculo, em muito já conhecida por pessoas surdas.
“O trabalho de Ángel Málaga é uma reflexão sobre as dificuldades nos processos comunicativos (…). Trata-se de uma reflexão filosófica sobre a realidade e as línguas que a expressam. Na prática artística usa o estranhamento como prática de consciência que nos permite ‘sair da realidade’ para observá-la” (retirado do site oficial).
Para ver fotos desta exposição, clique aqui. Abaixo, instalação em neon presente em “Incomunicación Protestada”.
Categoria: Artes Plásticas
País: Espanha
Línguas: Castelhano e Lengua de Signos Española (LSE)
Site oficial: http://www.angelmalaga.com