De todas as celebridades surdas, Marlee Matlin talvez seja uma das mais conhecidas hoje. Em 1987, a norte-americana venceu o Oscar de melhor atriz pela participação no filme “Children of a lesser God” (“Filhos do silêncio”, em tradução brasileira e “Filhos de um Deus menor”, na versão portuguesa), superando Jane Fonda, Kathleen Turner, Sissy Spacek e Sigourney Weaver, que também concorriam ao prêmio.
Um ano antes, aos 20, Matlin ganhara o Globo de Ouro por seu trabalho, sagrando-se a mais jovem atriz a conquistá-lo. Nas duas premiações, como não poderia deixar de ser, fez seu discurso de agradecimento em American Sign Language.
Além de “Filhos do Silêncio”, a atriz atuou em outros (vários) filmes e séries que abordam o tema da surdez, como “Sweet Nothing in my Ear” (“Nada que eu ouça”, que retrata o dilema do implante coclear) e, mais recentemente, a série “Switched at Birth”.
Com aparições em programas de TVs, festivais e eventos, Matlin – surda sinalizadora que partilha das comunidades e culturas surdas – dá ainda mais visibilidade para as causas e lutas Surdas, reafirmando-as e promovendo-as na grande mídia. Com toda a sua popularidade, a artista faz reverberar, assim, as delícias e os prazeres de ser Surdo.
Abaixo, vídeo da premiação do Golden Globe – Globo de Ouro de 1987 (para assistir à premiação do Oscar de 1987, clique aqui). Para ver mais vídeos e fotos da atriz, acesse seu site oficial (clique aqui).
Categoria: Performers
País: Estados Unidos
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://www.marleematlinsite.com