Desde pequeno, por influência de seu pai, Manfred Mertz interessa-se pela arte. Nascido em Göppingen (sul da Alemanha) no ano de 1950, o artista surdo dedica-se hoje, principalmente, à pintura sobre tela (tinta à óleo e acrílica), retratando em dezenas de suas obras “imagens silenciosas”, algumas oníricas, a despertarem uma “viagem interior” no espectador.
Além de suportes tradicionais, Mertz trabalha com “body-art” e cinema, talhando esculturas de corpos em diferentes materiais e atuando/produzindo filmes surdos. MM (como indica o seu nome gestual) possui hoje dois estúdios/ateliês, em Wörth e em Koblenz, e suas exposições já estiveram em digressão por outros países europeus.
Na tela abaixo, Mertz retrata mãos e olhos, ressaltando a preponderância da experiência visual em seu cotidiano, deixando a cóclea (um dos órgãos responsáveis pela audição, indicada no quadrante inferior direito) em segundo plano.
Para conhecer mais sobre o artista, visite o seu site, clique aqui.
Categoria: Artes Plásticas
País: Alemanha
Obra: “Sprechende Hände, hörende Augen”
Línguas: Alemão e Deutsche Gebärdensprache (Língua de Sinais Alemã)
Site oficial: http://www.mm-kunst.de
gostaria de saber mais sobre o artista, pois pretendo fazer um projeto de artes no meu curso de licenciatura em Artes Visuais, na Universidade Federal do Espirto Santo -vitória-es -brasil