Criada em 2006, a Companhia Teatral Mãos EmCena é uma das ações desenvolvidas pelo Centro Suvag de Pernambuco e o Ponto de Cultura Surda Vozes Visuais. O grupo é formado por cerca de 50 atores surdos (entre jovens, crianças e adultos), em sua maioria alunos, ex-alunos e professores do Centro Suvag, além de associados da ASSPE (Associação de Surdos de Pernambuco) e outros interessados.
“Fundamentado numa perspectiva próxima aos Estudos Surdos, ramificação dos Estudos Culturais, as atividades teatrais trabalham basicamente com a visualidade e o corpo, preterindo o verbo como motor dos jogos, atividades e encenações. (…) Já em 2007, além das aulas de teatro, a instituição passou a oferecer gratuitamente cursos e oficinas de Desenho, Expressão corporal, Técnicas circenses, Leitura de Imagens e Vídeo” (release gentilmente cedido por Soraya Fonseca).
Com três espetáculos em seu repertório (“A Pedra do Reino”, baseado no romance homônimo de Ariano Suassuna; “Andar… sem parar… de transformar”, um meta-teatro da autora carioca Maria Luiza Lacerda; e “A paixão dos sentidos”, uma Paixão de Cristo adaptada pelo olhar do renomado artista plástico e encenador Romero Andrade Lima, acessível para diferentes públicos), a companhia já se apresentou por diversas cidades pernambucanas, promovendo as culturas surdas e ganhando reconhecimento do grande público (clique aqui para ver uma reportagem sobre o grupo).
Categoria: Teatro
País: Brasil
Línguas: Português e Língua de Sinais Brasileira (Libras/LSB)
Sucesso para o grupo! Que venham mais iniciativas como esta em todo nosso Brasil!