Em um dos vídeos do PPI – Australia (Associação dos Estudantes Indonésios da Austrália), a pesquisadora surda Galuh Sukmara Soejanto descreve a sua investigação em Linguística no National Institute of Deaf Studies da Universidade La Trobe, em Melbourne.
Natural de Java Central, Indonésia, Soejanto estuda a Yogyakarta Sign Language, uma das línguas gestuais usadas por comunidades surdas de seu país ao lado da Bahasa Isyarat Indonesia e da Kata Kolok (como é também conhecida a Língua de Sinais Balinesa), entre outras.
No vídeo, são citados aspectos fonológicos da Língua de Sinais Yogyakarta (LSY), como configuração da mão (handshape), orientação (orientation), ponto de articulação/locação (location), movimento (movement) e marcações não manuais (non manual features).
Além de promover o estatuto linguístico da LSY, a acadêmica busca fortalecer o uso desta língua local, tão rica e cheia de possibilidades quanto outras tantas línguas orais e gestuais. O vídeo conta com legendas ocultas que podem ser traduzidas para o Português, saiba mais.
Categoria: Outros
País: Indonésia
Línguas: Indonésio, Yogyakarta Sign Language e Bahasa Isyarat Indonesia (Língua de Sinais Indonésia), legendas ocultas (CC) em Português – saiba mais
Site oficial: http://ppi-australia.org