PPIA – Yogyakarta Sign Language

Em um dos vídeos do PPI – Australia (Associação dos Estudantes Indonésios da Austrália), a pesquisadora surda Galuh Sukmara Soejanto descreve a sua investigação em Linguística no National Institute of Deaf Studies da Universidade La Trobe, em Melbourne.

Natural de Java Central, Indonésia, Soejanto estuda a Yogyakarta Sign Language, uma das línguas gestuais usadas por comunidades surdas de seu país ao lado da Bahasa Isyarat Indonesia e da Kata Kolok (como é também conhecida a Língua de Sinais Balinesa), entre outras.

No vídeo, são citados aspectos fonológicos da Língua de Sinais Yogyakarta (LSY), como configuração da mão (handshape), orientação (orientation), ponto de articulação/locação (location), movimento (movement) e marcações não manuais (non manual features).

Além de promover o estatuto linguístico da LSY, a acadêmica busca fortalecer o uso desta língua local, tão rica e cheia de possibilidades quanto outras tantas línguas orais e gestuais. O vídeo conta com legendas ocultas que podem ser traduzidas para o Português, saiba mais.

 
PPIA
 


Categoria: Outros
País: Indonésia
Línguas: IndonésioYogyakarta Sign LanguageBahasa Isyarat Indonesia (Língua de Sinais Indonésia), legendas ocultas (CC) em Português – saiba mais
Site oficial: http://ppi-australia.org


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s