Arnaud Balard, artista plástico surdo francês, é hoje um dos principais nomes das Artes Surdas na Europa. Licenciado pela Escola de Belas-Artes e criador (2009) do movimento artístico Surdisme (Surdismo), Arnaud sustenta, por meio de suas obras em diferentes suportes, uma contundente luta política de valorização das artes e das identidades surdas (deafhood) em oposição às práticas audistas/ouvintistas hegemônicas (clique aqui para acessar ao Manifesto do Surdismo).
“Meu desafio, com as minhas obras, é construir pontes artísticas e focar nas práticas das Artes Surdas para transformar os olhares sobre as comunidades surdas”, afirma Balard (texto gentilmente cedido pelo artista ao site CulturaSurda.net). “Escrever, dar aulas e workshops ou usar diferentes suportes artísticos são parte do meu processo de criar e de me expressar”.
Na obra abaixo (“Grito Surdo”), a famosa pintura “O Grito“, de Edvard Munch, é (re)tratada sob a perspectiva do Surdismo. (Para acompanhar o trabalho do artista, acompanhe a sua página no Facebook, clique aqui).
Categoria: Artes Plásticas
País: França
Obra: “Cri Sourd” / “Deaf Scream” (“Grito Surdo”)
Línguas: Francês e Langue des Signes Française (L.S.F)
Site oficial: http://www.facebook.com/Surdism (página de Facebook)