Em suas obras, Randy Garber explora a linguagem, a percepção e as formas como símbolos/significados são interpretados. A artista, que quando criança encantava-se ao ver o pai gravar letras e imagens em pequenos metais preciosos, retrata com muita maestria, em vários suportes (gravuras, pinturas, etc.), a imprevisibilidade da comunicação. “Eu cresci com uma séria perda auditiva, em uma névoa de sons ininteligíveis. Por ironia, na quarta-série tive que abandonar as aulas de artes para estudar leitura orofacial. Hoje, como artista, transformo a minha reduzida capacidade auditiva em uma experiência visual por meio da alquimia da gravura” (retirado de Wynn Newhouse Awards, tradução nossa).
“A forma como navegamos em nosso terreno perceptual é complicada pelo fato de que aquilo que escavamos, descobrimos e descrevemos é sempre sobredeterminado pelos instrumentos que utilizamos: língua, memória, ciência, linhas, cores, etc.” (retirado do site oficial de Garber).
A artista, que hoje leciona na Massachusetts College of Art and Design, tem uma série de obras expostas em museus, galeriais e coleções privadas.
Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Palindrome”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://www.randygarber.com
estou fazendo um trabalho de graduação sobre o artista surdo no mundo dos ouvintes, se caso tiver mais material se puder enviar agradecerei