Não espantará se apenas uns poucos amigos paulistas, fluminenses, baianos ou capixabas afirmarem saber o hino de seus estados. Pouco espantará se nenhum conhecer. Hino? “Paulista, pára um só instante / dos teus quatro séculos / ante tua terra sem fronteiras”, “Fluminenses, avante, marchemos! / Às conquistas da paz, povo nobre!”: não fossem os vocativos, quem reconheceria nestes trechos os hinos de São Paulo e do Rio de Janeiro?
Já no Rio Grande do Sul, onde o hino é sabido por quase todos, muitos completariam o notável começo: “como aurora precursora do farol da divindade / foi o 20 de setembro…” (a esta altura do texto, um sul-rio-grandense se vai a cantarolar, com os olhos orgulhosos e um sorriso amarelo, verde e vermelho: “o precursor da liberdade!” – “ah, eu sou gaúcho!”).
Desse nativismo regional somado à força dos movimentos surdos no sul do país surge uma bela versão, em Libras, do Hino Rio-grandense. (O vídeo integra o movimento Setembro Azul do Rio Grande do Sul).
HINO DO RIO GRANDE DO SUL EM LIBRAS
Categoria: Hinos em sinais
País: Brasil
Canção: Hino do Rio Grande de Sul
Línguas: Português e Língua de Sinais Brasileira (Libras/LSB)
Letra: Hino do Rio Grande do Sul