No coração da Bohemia, Praga – a capital da República Tcheca – é uma das cidades mais visitadas do leste europeu. Seu patrimônio histórico, entre pontes, edifícios e praças, encanta turistas de todo o mundo. “Pérola da Europa”, berço de Kafka.
Ali, desde o final de 2011, um café com funcionários surdos serve bebidas e refeições leves para clientes surdos e ouvintes: o Tichá Kavárna (“Café Silencioso”, em tradução livre).
No primeiro café do gênero em Praga, os frequentadores encontram um salão tranquilo e um amplo jardim, onde atividades culturais e uma equipe inteira formada por surdos introduzem a cultura surda e as línguas de sinais para todos os que ainda não as conhecem. Um novo ponto de encontro para sinalizadores e não-sinalizadores, onde – entre um café e outro – é possível aprender um pouco sobre a Língua Gestual Tcheca.
(Clique aqui para assistir a um vídeo amador com surdos frequentadores do local, e aqui para ver outro vídeo com o texto de apresentação lido do cardápio do café – em inglês).
Categoria: Bares e Restaurantes
País: República Tcheca
Línguas: Tcheco e Český znakový jazyk (CZJ – Língua Gestual Tcheca)
Site oficial: http://www.tichakavarna.cz