Jacqueline Schertz – ou Jackie Schertz, como é conhecida – cresceu em família de surdos de ascendência judaica, em Nova Iorque. Bacharel em Serviço Social e mestre em Recursos Humanos pela Rochester Institute of Technology/National Technical Institute for the Deaf (RIT/NTID), hoje – depois de exercer uma série de atividades profissionais, entre o ensino de ASL e a participação em programas comunitários a serviço das comunidades surdas – integra o departamento de American Sign Language e Interpretação (ASLIE) da instituição.
Seu trabalho artístico centra-se, sobretudo, na arte em vitrais, a explorar cores e formas que, em alguns momentos, (re)tratam as suas experiências com as culturas surdas e judaicas (clique aqui para assistir a um pequeno vídeo com o trabalho de Jackie).
A obra abaixo, intitulada “Eye in Hand” (“Olho na mão”), incorpora os traços de identidades surdas e judaicas da artista: “o formato da mão é retirado de um síbolo judaico chamado Hamsa. Este protege de mau-olhados. (…) Na cultura Surda, mãos e olhos são vitais para a ASL, nossa língua”, afirma (retirado de seu blog).
Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “Eye in Hand”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://jackieschertz.blogspot.com