O endereço de seu site, “mar1eye”, antecipa um dos traços mais (re)conhecidos de suas pinturas: pessoas representadas com apenas um olho, por vezes sem bocas, narizes ou marcas de expressões. Com cores vivas, em contrastes bastante característicos, as obras de Mary Rappazzo – artista plástica surda estadunidense – convidam o espectador a completar com as suas experiências e expectativas as cenas retratadas.
“Porque as minhas formas figurativas carecem de definição emocional, a experiência de preencher esses vazios fica à cargo do espectador: as emoções e pensamentos que você vê nas pinturas são as suas próprias” (retirado do site oficial da artista). Em algumas de suas telas, a surdez é abordada em situações cotidianas, por diferentes perspectivas.
Além das artes plásticas, Rappazzo dedica-se à ilustração digital e ao design gráfico, com uma série de trabalhos já criados em mais de dez anos de carreira. (Clique aqui para assistir a uma entrevista com a artista, com legenda oculta em Português, ou clique aqui para assistir a um video caseiro de uma exposição no RIT-NTID).
Categoria: Artes Plásticas
País: Estados Unidos
Obra: “The Inner Circle”
Línguas: Inglês e American Sign Language (ASL)
Site oficial: http://www.mar1eye.com