Café Signes

Diferente da maioria dos cafés de Paris, no Café Signes os funcionários são – em grande parte – surdos. No bar-restaurante, indicações para “chamar os garçons” dividem-se, com algum humor, entre: sacudir as mãos, tocá-los no braço, pedir ao vizinho para que chame o vizinho de alguém próximo a eles (com o cuidado para que a corrente não se quebre), atirar um pequeno objeto (inofensivo!) ou, simplesmente, acionar o sinal luminoso.

Funcionários andam com pagers, que vibram para avisar os pedidos das mesas ou as refeições prontas na cozinha. Clientes, por sua vez, aprendem sinais básicos relacionados ao cardápio ou a cortesias (como “obrigado”, “por favor”, etc.). No estabelecimento, a língua de sinais faz-se presente e surdos e ouvintes podem partilhar momentos muito agradáveis.

O bar funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, com preços acessíveis (comparados à média parisiense), na Avenue Jean Moulin, 33, próximo à estação Alésia de metrô. Quando estiver a passear pela “cidade luz”, entre visitas ao Louvre e à Torre Eiffel, faça uma pausa para um café, e aproveite para saber um pouco mais sobre as comunidades surdas francesas.

Veja reportagem sobre o bar, em francês, clique aqui.

 

 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: França
Língua: Francês e Langue des Signes Française (L.S.F)
Site oficial:  http://www.cafesignes.com


 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: