GatoSordo Cafeteria

Em novembro de 2016, na esquina das ruas Padre Lloreda Manuel de la Torre e Sánchez de Tagle, nos arredores do centro histórico da cidade de Morelia (Michoacán, México), um nova cafeteria surda passou a chamar a atenção da população local: a GatoSordo.

Na fachada, o nome GatoSordo é também estampado com letras do alfabeto manual e a frase “Tu espacio de inclusión” (“Seu espaço de inclusão”) indica que, por ali, todos e todas são muito bem-vindos(as).

Fundada e gerida por Magdalena Vargas (ouvinte), a GatoSordo – um negócio de impacto social – busca não só empregar e capacitar profissionais surdos, como promover para quem o frequenta um pouco das culturas surdas e da Lengua de Señas Mexicanas (LSM) – que se espalha por cartazetes, quadros, livros e ilustrações em todo o pequeno salão.

Como em outras várias cafeterias surdas espalhadas pelo mundo (clique aqui para conhecer um pouco mais sobre esse imenso universo), o estabelecimento conta com menus ilustrativos (bilíngues) e dispositivos vibratórios para acionar os atendentes surdos. E se a divulgação da LSM é um dos principais objetivos da cafeteria, não poderiam deixar de acontecer ali os cursos regulares de língua de sinais, oferecidos em pequenas turmas a crianças, jovens e adultos.

Para assistir a matérias sobre a GatoSordo, clique aqui, aqui e aqui.

 
GatoSordo (2)
 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: México
Línguas: Espanhol e Lengua de Señas Mexicanas (LSM)
Site oficial: https://www.facebook.com/GatoSordoCafeteria