Mantido pelo Centro Social Tio Antonio (ONG criada e dirigida pelo espanhol Antonio Prieto), o Café de las Sonrisas oferece – para além de cafés, doces, bebidas e pratos rápidos – formação profissional e trabalho para pessoas surdas e com deficiência auditiva.
A cafeteria, inaugurada em 2012 na cidade de Granada (Nicarágua), é, de acordo com o site do projeto, a primeira do gênero em funcionamento nas Américas. Esquivando-se do termo “caridade” e evitando discursos paternalistas, Antonio afirma que o Café de las Sonrisas pauta-se em três diretrizes: educação, trabalho e dignidade. “Se você voltar amanhã, é porque o café é bom, o suco é gostoso e a comida é incrível”, independentemente de quem a preparou, diz (retirado de World Travel Buzz).
Além de imagens da língua gestual estampadas pelas paredes do salão (que conta com um espaçoso alpendre ajardinado, com mesas e redes de descanso), cardápios também ensinam frases simples do Idioma de Señas de Nicaragua e são ilustrados com pictogramas referentes aos itens servidos. Já aos clientes que desejarem, são distribuídos protetores auriculares para que experimentem uma refeição em silêncio.
Clique aqui e aqui para assistir a vídeos sobre o Café de las Sonrisas, e aqui para acessar a página oficial da cafeteria no Facebook.
Categoria: Bares e Restaurantes
País: Nicarágua
Línguas: Espanhol e Idioma de Señas de Nicaragua
Site oficial: https://facebook.com/cafe.de.las.sonrisas/