Deaf Cafeinado

Há pouco mais de cinco anos, Alexis Salgado (linguista e intérprete de Língua de Sinais Mexicana) e Jair Grosso (designer gráfico) criaram na Cidade do México o Deaf Cafeinado, a primeira cafeteria surda do país.

Localizado dentro de um centro comercial, o café contava com uma equipe de funcionários proficientes em língua de sinais e sediava numerosos eventos (sobretudo culturais, como projeções de filmes e rodas de conversas) feitos por e para as comunidades surdas da região.

“Para pessoas ouvintes, esse espaço tem representado uma oportunidade de conhecer o mundo dos surdos e dos sinais, para assim aprenderem a escutar com os olhos e a falarem com as mãos”, declarou Alexis ao Infosord em 2009.

No local, que se fez um importante espaço de partilha e promoção das culturas surdas, um quadro afixado na parede anunciava: “Deaf Cafeinado é um espaço de intercâmbio e convivência entre surdos e ouvintes, que pretende unir dois mundos diferentes, porém iguais, por meio da difusão da Lengua de Señas Mexicana, tendo um pretexto perfeito para tomar um bom café”.

Clique aqui e aqui para assistir a vídeos sobre o Deaf Cafeinado.

 
Deaf Cafeinado

 


Categoria: Bares e Restaurantes
País: México
Línguas: EspanholLengua de Señas Mexicana (LSM)