Sediada em Melbourne, Austrália, a Australian Theatre of the Deaf (ATOD) é uma companhia teatral bilíngue (Inglês/Auslan) formada por artistas surdos e ouvintes. Com espetáculos de teatro visual, mímica, teatro de sombras, músicas em sinais, etc., a ATOD – única companhia profissional de teatro de surdos da Austrália – percorre escolas, eventos e encontros por todo o país, apresentando aos mais diferentes públicos performances totalmente acessíveis que trazem à tona alguns dos principais marcadores culturais das comunidades surdas.
Quando surgiu pelo entusiamo de um grupo de atores surdos na década de 1970, a Australian Theatre of the Deaf dedicava-se, sobretudo, a públicos surdos: peças de e para públicos sinalizadores. Já na década de 1980, a ATOD assumiu uma perspectiva bilíngue, ampliando ainda mais o número de espectadores. Hoje, a cia. integra o Art Access Victoria ao lado de outros coletivos surdos, como o Deaf Can Dance (clique aqui para saber mais).
Para assistir a trechos de “Silent Monologue”, uma produção da ATOD, clique aqui.
Categoria: Teatro
País: Austrália
Línguas: Inglês e Australian Sign Language (Auslan)
Site oficial: http://artsaccess.com.au/deaf-arts-network/atod
Legal! Muito bom!
Joinville/SC também tem um grupo de teatro de surdos. O libração. Ainda é um grupo amador, mas logo, logo serão profissionais!
https://facebook.com/libracao
:D