Deaf Village Ireland

Imagine uma vila surda, com várias associações de surdos (políticas, culturais, desportivas, religiosas, etc.), restaurante, bar, centro esportivo, capela (ecumênica), centros de formações, hubs e espaços de convivência, gerida e frequentada por surdos. Esse pequeno “oásis surdo” existe em Dublin, capital da Irlanda.

Inaugurada em março de 2013, a Deaf Village Ireland fomenta um espírito de cooperação entre as organizações de surdos ali sediadas, bem como cria um espaço público receptivo para (surdos e ouvintes) sinalizadores.

A vila, aberta para todos, conta também com um museu surdo (o Deaf Heritage Centre, ainda fechado à visitações) que reúne objetos, fotos, documentos e gravações que remontam à mais de 200 anos na história do povo surdo.

Com essa empreitada, empoderam-se as comunidades surdas locais, ganhando um novo pólo de agitação política e cultural. Para assistir a um vídeo sobre o Deaf Village, clique aqui (o vídeo conta com legendas que podem ser traduzidas para o Português, saiba mais), para acessar ao site oficial, clique aqui.

 
Deaf Village Ireland
 


Categoria: Espaços Surdos
País: Irlanda
Línguas: Inglês e Irish Sign Language (ISL)
Site oficial: http://www.deafvillageireland.ie


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s