Em diferentes países do mundo, pessoas (supostamente) surdas abordam pedestres em locais públicos, pedindo doações para associações, instituições de apoio ou projetos que atuam com surdos. A prática não é incomum, mas muitas vezes são farsas montadas por sujeitos que sequer são surdos para apelar à caridade do próximo.
Antes de se generalizar e de se fazer juízos sobre a “falsidade” de tais ações, cabe olhar com cuidado para algumas delas e confrontá-las com a estrutura social que empurra milhões de pessoas para a pobreza – estrutura que leva, diariamente, milhares de pedintes às ruas, onde criam diversas estratégias para sobreviverem em um mundo perversamente desigual (como acontece, por vezes, no Brasil).
O vídeo abaixo, do programa de humor canadense Just for laughs, retrata (de forma bem humorada, apesar de tudo) a situação de um “falso surdo” angariador de fundos. Cheia de ressalvas, a pegadinha vale para reflexões (clique aqui para assistir a outra pegadinha com “surdos” do Just for Laughs).
Categoria: Surdez na mídia
País: Canadá
Línguas: Inglês, Francês, American Sign Language (ASL) e Langue des Signes Québécoise (LSQ)
Site oficial: http://www.hahaha.com