Criado há mais de vinte anos, o Teatro Japonês de Surdos (Japanese Theatre of the Deaf – JTD) já se apresentou em diversas cidades do mundo. Com o apoio da Totto Foundation (fundação dedicada à pessoas com deficiência), o JTD profissionalizou-se e passou a encenar diferentes peças sob a perspectiva surda, em Língua de Sinais Japonesa.
Expressões como o Kyogen (gênero de representação teatral que retrata passagens cotidianas, breves, em tom comumente humorístico e coloquial) e o Bunraku (típico teatro de bonecos japonês) são também incorporadas às atividades do grupo, que busca aproximar as artes dramáticas às comunidades surdas e ouvintes usuárias de línguas de sinais.
Entre produções antigas, destacam-se “Sandy family”(Antonin Artand, 2001), “Angel without wings” (2002) e “Ohatsu- the Truth of the double suicide in Sonezaki” (2003).
Uma companhia, do outro lado do mundo, a promover o teatro e as culturas surdas. (Clique aqui para assistir a uma entrevista com Izaki Tetsuya, um dos coordenadores do grupo, e aqui para acessar a página da companhia no Facebook).
Categoria: Teatro
País: Japão
Línguas: Japonês e Japanese Sign Language ( 日本手話 )
Site oficial: http://www.totto.or.jp/jtdtop.html